Vencedor Ilustração

Imagem -vencedor -ilustracao -2016

Ricardo Ladeira de Carvalho é o ilustrador vencedor da 3ªEdição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

O júri de ilustração - presidido por Zita Seabra e composto por Inês Moura Paes, Pedro Sousa Pereira, Susana Oliveira e Sara Miranda – foi conquistado pelo talento e a forte capacidade de desenhar revelados pelo autor. As suas ilustrações destacaram-se das restantes candidaturas pela criatividade que imprimiu na interpretação da história e das personagens, mantendo-se, no entanto, fiel à narrativa do texto.

Ricardo Ladeira de Carvalho nasceu no Porto em 1992 e vive em Vale do Açor (Miranda do Corvo). Licenciou-se em Arte e Design pela Escola Superior de Educação de Coimbra, onde iniciou a sua actividade como ilustrador e artista plástico. Actualmente, trabalha comofreelancerna área de pintura, desenho e escultura, tendo participado em várias iniciativas, como exposições colectivas e individuais na cidade de Coimbra. O vencedor explica que: «A história “O meu livro tem bicho” retrata um mundo com elementos muito originais que me despertaram uma enorme vontade de desenhar e foram uma fonte de inspiração para concorrer pela segunda vez a este Prémio. Ter a liberdade de ilustrar personagens que são fruto do imaginário da autora, como é o caso do “bichinho-da-leitura”, representou um desafio que me entusiasmou muito!»

O lançamento do livro, que reunirá as duas obras vencedoras, vai acontecer em Novembro e este será também o momento da atribuição do prémio monetário de 50.000€, repartido igualmente entre os dois vencedores.

A participação na fase de ilustração ultrapassou as 500 candidaturas, um número que traduz uma forte adesão a este que é o maior prémio de literatura infantil em Portugal. Pela primeira vez, as regiões do Ribatejo e Estremadura seguidas de perto pelo Minho e Douro litoral foram as que reuniram o maior número de  candidaturas. A faixa etária com maior participação situou-se entre os 16 e 25 anos, e cerca de 70% das candidaturas foram submetidas por mulheres, tal como nas edições anteriores.   

O Prémio de Literatura Infantil enquadra-se no trabalho que o Pingo Doce tem vindo a desenvolver, na última década, com o objectivo de estimular o gosto pela leitura junto do público infanto-juvenil, que já resultou na publicação de mais de 350 livros.

Através da atribuição de um prémio monetário a autores sem obras publicadas, anualmente, o Pingo Doce tem como objectivo estimular a emergência de novos talentos nas áreas da literatura e da ilustração. A comercialização do livro, nas mais de 400 lojas do Pingo Doce, que reúne as duas obras vencedoras, constitui também um forte incentivo para os candidatos uma vez que poderão ver pela primeira vez uma obra sua publicada. Os livros resultantes das edições anteriores do Prémio - “De onde vêm as bruxas?” (2014) e “Orlando – O caracol apaixonado” (2015) - já venderam, em conjunto, mais de 20.000 exemplares.

A todos os candidatos que participaram, nesta 3ª Edição, agradecemos o enorme entusiasmo que demonstraram.

Voltar ao Topo