Faqs

Reunimos aqui algumas das perguntas e dúvidas que antecipamos que possam resultar de uma leitura atenta do Regulamento do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce.

As respostas que aqui disponibilizamos não dispensam a leitura e o conhecimento integrais do Regulamento, que enquadra a participação neste concurso nacional.

 

  • Sou autor de um livro que se encontra publicado, mas que não é de literatura infantil. Posso participar no concurso?

    Não, não pode. Um dos objectivos fundamentais do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é estimular a emergência de novos autores e facilitar o seu acesso ao mundo da edição e ao mercado dos livros. Nesse sentido, entendemos que quem já publicou uma obra, independentemente da sua natureza ou tipologia, é um iniciado nesse circuito, pelo que precisará menos de apoio do que quem nunca viu uma obra editada.

  • Posso candidatar-me com um texto e também com ilustrações?

    Pode, mas não ao mesmo tempo. O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce é composto por duas categorias – Texto e Ilustração – cujas candidaturas serão apreciadas em momentos diferentes, conforme estipulado no Regulamento. Após ser anunciado o texto vencedor, decorrerá a fase de candidaturas ao prémio de ilustração. As candidaturas deverão ser apresentadas, individualmente, em cada uma das fases.

     

  • Como é que posso ter a certeza de que o meu texto ou ilustrações serão adequados para a faixa etária definida (6-12 anos)?

    Na realidade, não pode ter essa certeza. Não estamos no domínio das ciências exactas, pelo que a sensibilidade, as referências literárias e estéticas e a exposição individual ao mundo das crianças são determinantes.  A composição dos Júris de Texto e de Ilustração procurou exactamente cruzar sensibilidades, experiências e área do saber diferentes em busca do maior equilíbrio possível na apreciação dos trabalhos.

  • Posso entregar em mão, ou mesmo enviar para o vosso e-mail a minha candidatura ou tenho de enviar por correio para a morada indicada (Rua Actor António Silva, nº7, 11º piso, 1649-033 Lisboa)?

    São aceites as candidatei que forem submetidas através do formulário disponível online www.pingo-doce.org/premio-de-literatura-infantil/candidaturatexto, que nos chegarem por correio, com o carimbo dos serviços postais dentro dos limites das datas fixados no Regulamento. De igual forma serão aceites candidaturas entregues em mão na morada indicada, dentro dos períodos estabelecidos no Regulamento.

    Não aceitaremos candidaturas entregues através do endereço de correio electrónico que disponibilizámos (premioliteraturainfantil@pingodoce.pt) apenas para um fim: a solicitação, pelos candidatos ao prémio de ilustração, do texto vencedor, a partir do dia 2 de Junho de 2016.

  • Tenho um texto ou uma ilustração que nunca foi publicado/a em livro mas que já saiu num jornal / revista / site / blog. Posso candidatar-me com esses conteúdos?

    Não, não pode. A condição de o candidato não ser autor de uma obra publicada em livro destina-se a garantir que o vencedor seja alguém que, até então, não teve acesso ao mundo dos livros. O Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce procura fazer emergir novos talentos e obras originais, que nunca antes tenham sido partilhadas em meios de comunicação públicos.

  • Se já for autor de uma obra publicada em livro mas sem a coordenação de uma editora, como por exemplo, uma edição de autor ou uma tese académica, posso participar?

    Sim, pode. Consideramos que uma edição de autor, em papel ou em formato electrónico, se trata de uma obra que não beneficiou do apoio de uma editora e que não entrou no circuito comercial.

    Contudo, deverá candidatar-se com conteúdos diferentes que sejam originais e inéditos.

  • Faço 16 anos no dia 21 de Abril, que é a data estabelecida pela Organização do Prémio como limite para a recepção das candidaturas de texto. Posso candidatar-me?

    Sim, pode.

  • Tenho dupla nacionalidade, incluindo a portuguesa. Posso candidatar-me?

    Sim, pode.

  • Quais os critérios de avaliação utilizados quer pelo Júri de Texto quer de Ilustração?

    Os Júris são compostos por personalidades de reconhecidos mérito e experiência, que avaliarão os trabalhos com total independência, sendo a deliberação do vencedor tomada por maioria de votos dos membros de cada painel. A decisão do júri é definitiva e recairá sobre as obras – uma de texto e uma de ilustração – que considerar serem de maior mérito, devendo essas escolhas ser devidamente fundamentadas e tornadas públicas.

     

  • Se não for o vencedor, posso recuperar o trabalho com que me candidatei ao Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce?

    Não, não pode. As obras não serão devolvidas aos candidatos e serão destruídas pela Organização do Prémio imediatamente após o anúncio público dos vencedores de cada uma das categorias.

  • O valor anunciado do Prémio de cada categoria é 25.000€. É este o valor que o vencedor receberá?

    Não. O vencedor receberá o valor que resultar da dedução, ao prémio de 25.000€, da retenção na fonte à taxa legal aplicável a rendimento de propriedade intelectual, que estiver em vigor à data do pagamento.

  • A transmissão dos direitos de autor que os vencedores devem aceitar aplica-se apenas à primeira edição da obra ou também a eventuais re-edições do livro que reunirá as obras vencedoras?

    A transmissão dos direitos patrimoniais de autor é total e definitiva relativamente à obra em questão.

  • Posso participar com mais de uma candidatura?

    Sim, poderá participar com mais de uma candidatura, em ambas as fases do concurso, e com o mesmo pseudónimo, se desejar.

  • Participei na fase de texto. Posso saber qual foi a classificação ou a avaliação da obra de texto com que me candidatei?

    De acordo com o estipulado na alínea 2) do Artigo 11º do Regulamento do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, apenas está previsto que seja anunciada a obra vencedora.

  • Fui candidato em edições anteriores do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce. Posso candidatar-me novamente?

    Sim, pode participar em ambas as fases do concurso, e utilizando o mesmo trabalho se desejar.

  • Tenho que participar com um texto escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico (Acordo Ortográfico de 1990)?

    Não é obrigatório que o texto apresentado esteja escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico. 

  • Como sei se a minha candidatura foi recebida e aceite?

    Se submeter a sua candidatura online irá receber um e-mail no endereço que indicou a confirmar que recebemos a sua candidatura. Candidaturas recebidas via CTT ou entregues presencialmente não são confirmadas.

  • O que acontece se preencher o formulário da candidatura de Ilustração disponível até dia 1 de Junho?

    Ao preencher este formulário indica que quer ser informado, por e-mail, do início da fase de candidaturas à categoria de Ilustração. Este preenchimento não implica que tenha que participar. 

  • Qual será o formato do livro que reunirá as obras vencedoras das duas categorias do concurso?

    O livro resultante da reunião dos trabalhos vencedores será publicado no formato 19 cm x 19 cm.

Voltar ao Topo