2ª Edição

Orlando - O Caracal Apaixonado

Foto _livrovencedor

O livro “Orlando - O caracol apaixonado”, da autoria de Sérgio Mendes e ilustrado por Elias Gato, vencedores da segunda edição do Prémio Literatura Infantil Pingo Doce, foi ontem apresentado na Estufa Fria, em Lisboa, numa cerimónia que contou com a presença do Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral.

Este prémio, no valor de 50.000 euros, é o maior na área da literatura infantil em Portugal e foi criado com o objectivo de encorajar a criação – literária e de ilustração – destinado ao público infanto-juvenil. Os vencedores, desta segunda edição, foram seleccionados entre mais de 1.500 candidaturas oriundas de todo país.

“Orlando - O caracol apaixonado”, obra original que reúne o texto e ilustração vencedores da segunda edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, já está disponível em cerca de 380 lojas Pingo Doce, com um preço de capa de 3,99 euros.

Na sua intervenção, o Comissário do Plano Nacional de Leitura afirmou que o livro vencedor “cumpre todas as funções que as histórias para crianças devem cumprir” e que “é um livro riquíssimo do ponto de vista de significado porque evidencia os valores da amizade, união, ousadia e coragem que são tão importantes para a nossa sociedade”. Fernando Pinto do Amaral reforçou ainda “a importância de estimular a literatura infanto-juvenil”.

Pedro Soares dos Santos, Presidente e Administrador-delegado do Grupo Jerónimo Martins, destacou que o êxito deste projecto se verificou, também, na Polónia onde “a adesão foi extraordinária, com mais 5 mil candidaturas de texto e ilustração” e referiu que “o livro resultante da 1ª edição, na Polónia, vai ser lançado na próxima semana, em Varsóvia”.

O Pingo Doce tem já um longo histórico de trabalho na categoria de livros infanto-juvenis, procurando as histórias e os autores que as crianças e jovens portugueses mais apreciam. O Director-Geral do Pingo Doce, Luís Araújo, afirma que “os cerca de 1 milhão de livros vendidos anualmente nesta categoria mostram que, por um lado, temos sabido interpretar tendências e acompanhar as preferências literárias dos mais novos e, por outro, que a capilaridade da nossa rede nos permite chegar a zonas do País em que muitas vezes as nossas lojas são a única livraria existente. ”

 

Veja aqui as fotografias do evento

Veja aqui o vencecdor da fase de texto da 2ª edição

Veja aqui o vencedor da fase de ilustração da 2ª edição

Voltar ao Topo